Conhecida como a Capital Arqueológica da América, a cidade de Cusco está situada na zona sudeste da Cordilheira dos Andes. O seu nome em quéchua significa “umbigo do mundo”, por ter sido a capital do império e pelo fato de que dela partia uma vasta rede de caminhos que uniam praticamente toda a América do Sul, desde o sul da Colômbia até o norte da Argentina. O impecável desenho arquitetônico junto com uma história contida no ar fazem de Cusco uma das cidades mais sedutoras do planeta.
Desde a chegada dos espanhóis, em 1533, Cusco se converteu numa cidade mestiça e colonial, com esplêndidos templos e casarões que têm como alicerce rocha finamente lavrada e edificações sobre os cimentos da arquitetura inca, que foi destruída; tendo se desenvolvido um estilo mestiço próprio na arquitetura e pintura, que pode ser admirado na Catedral e na igreja da Companhia de Jesus.
A cidade é o principal destino turístico do Perú e um dos mais importantes da América. Os incas a denominavam “Casa e Moradia Dos Deuses”. Cusco se converteu na capital de um dos maiores impérios pré-colombianos de Tawantinsuyo.