QUEBEC

quebec-and-francophone-canada

É a maior província do país e a segunda mais populosa do Canadá. Com cerca de 24% da população do país. A maior cidade é Montreal, porém a capital da província é a cidade de Quebec. A forte influência francesa, presente desde os primórdios da colonização do Canadá, torna a província sensivelmente diferente do resto do país e o francês seu único idioma oficial. Por causa da colonização francesa, a população do Quebec é, em sua maioria, católica, ao contrário do resto do país, onde os protestantes são maioria. Outra característica francesa de Quebec é a arquitetura de suas cidades.

Com a diversidade de cultura e etnia a província possuí diversas cidades charmosas com arquiteturas e paisagens únicas só encontradas em Quebec e são muitas atrações para o gosto de qualquer visitante.

Caldas Novas

CALDAS NOVAS

Está localizada no Estado de Goiás, é um dos principais destinos turísticos do país, além de ter o título de maior estância hidrotermal do mundo, ou seja, o maior conjunto hoteleiro que oferece o maior complexo balneário de águas termais do planeta. Sem dúvida, o seu principal atrativo é o fenômeno das águas quentes, recomendado por todos os visitantes.

As águas provenientes das camadas profundas do subsolo, quando afloram à superfície, trazem em dissoluções sais minerais e gases, que pelas suas composições físico-químicas, possuem comprovadas propriedades terapêuticas, relaxantes, além de proporcionar muito lazer. Assim que os visitantes sentem a temperatura das águas de Caldas Novas, ficam espantados e sem entender como isso acontece. Longe de ser mágica ou aquecimento artificial, o fenômeno das águas acontece de forma natural

As várias nascentes existentes em toda a cidade fizeram com que o turismo se desenvolvesse. É uma estrutura de parques hoteleiros de dar inveja a importantes cidades turísticas brasileiras e considerada a maior concentração de piscinas termais naturais do mundo, com hotéis e resorts de todas as categorias. O visitante pode escolher entre hotéis e pousadas que oferecem pernoites, refeições e piscinas de água quente ou pode optar ainda, pelos clubes e parques aquáticos para passar o dia. Enfim, Caldas Novas é um imenso resort.

CUSCO no Perú

CUSCO

Conhecida como a Capital Arqueológica da América, a cidade de Cusco está situada na zona sudeste da Cordilheira dos Andes. O seu nome em quéchua significa “umbigo  do mundo”, por ter sido a capital do império e pelo fato de que dela partia uma vasta rede de caminhos que uniam praticamente toda a América do Sul, desde o sul da Colômbia até o norte da Argentina. O impecável desenho arquitetônico junto com uma história contida no ar fazem de Cusco uma das cidades mais sedutoras do planeta.

Desde a chegada dos espanhóis, em 1533,  Cusco se converteu numa cidade mestiça e colonial, com esplêndidos templos e casarões que têm como alicerce rocha finamente lavrada e edificações sobre os cimentos da arquitetura inca, que foi destruída; tendo se desenvolvido um estilo mestiço próprio na arquitetura e pintura, que pode ser admirado na Catedral  e na igreja da Companhia de Jesus.

A cidade é o principal destino turístico do Perú e um dos mais importantes da América. Os incas a denominavam “Casa e Moradia Dos Deuses”. Cusco se converteu na capital de um dos maiores impérios pré-colombianos de Tawantinsuyo.

Circuito das Grutas de Minas Gerais

Um passado pela história da humanidade.  Minas Gerais está entre os maiores centros turísticos do Brasil.  Por suas formações geológicas, de grande extensão calcária, é também um dos estados brasileiros mais ricos em grutas e cavernas. Das 4.030 catalogadas pela Sociedade Brasileira de Espeleologia (SBE), nada menos que 1.633 estão concentradas no estado.

A beleza e os mistérios que envolvem essas formações rochosas atraem cada  vez mais a atenção dos turistas. Devido a esse crescente interesse, a secretaria de Estado do Turismo de Minas Gerais oficializou, o Circuito das Grutas, composto por 14 municípios mineiros : Caetanópolis, Capim Branco, Confins, Cordisburgo, Funilândia, Inhaúma, Jequitibá, Lagoa Santa, Matozinhos, Paraopeba, Pedro Leopoldo, Prudente de Morais, Santana de Pirapama e Sete Lagoas.

Das centenas de grutas que se encontram em Minas Gerais, um expressivo número se concentra nesses municípios, incluindo as três mais famosas : a Gruta de Maquiné, em Cordisburgo; a da Lapinha, em Lagoa Santa; e a do Rei do Mato em Sete Lagoas, que correspondem ao Circuito das Grutas, certificado em janeiro de 2006. O turista que se aventura a visitar esses  belos locais descobre que o mundo subterrâneo também tem seus rios e cachoeiras a refletir incríveis estalactites e estalagmites, em salões e galerias que abrigam por 600 milhões de anos fósseis humanos e de animais extintos, além de pinturas rupestres.

As grutas foram refúgios de nossos ancestrais, que deixaram em suas paredes o relato de um tempo muito distante. A natureza também conta sua história, desenhada ao longo de milhares de anos,  cuidadosamente. A região do Circuito das Grutas é berço da paleontologia brasileira. Ao optar por esse Circuito, o turista, além de poder contar com boa infra-estrutura hoteleira, estará  próximo de outros municípios que reservam surpreendentes paisagens serranas, parques naturais, monumentos e edificações de importância histórica, fazendas e ricas manifestações culturais.

TURIM

TURIM

A capital regional da Região Piemonte. A primeira capital da Itália depois da união entre 1861 e 1864, Turim é hoje a quarta maior cidade do país, depois de Roma, Milão e Nápoles com 900 mil habitantes e mais 800 mil na zona metropolitana. É também um importante polo universitário, artístico, cultural e automobilístico no país. Impossível não ligar a ela o nome da família Agnelli e a marca de automóveis FIAT. Nos anos 70, passou por uma forte crise econômica (cujo epicentro foi a decadência da Fiat), mas se recuperou com louvor, transformando-se em um centro cosmopolita, moderno e boêmio. A volta por cima culminou com os Jogos Olímpicos de Inverno de 2006, que apresentou oficialmente ao mundo obras vistosas como o metrô, considerados um dos melhores e mais seguros do planeta, e uma série de museus, praças e edifícios históricos que passaram por processo de revitalização nas últimas três décadas.

Em Turim podem ser encontrados vestígios interessantes da era romana. A arquitetura religiosa românico-gótico é magnífica. Boa parte das atrações de Turim são um retrato da história da própria Itália. Próximo ao Duomo barroco do século 17 (onde está, na Capella della Sacra Sindone, o venerado e controverso Sudário de Turim, antigo lençol de linho que envolveu o corpo de Jesus deposto da cruz ), estão as ruínas dos muros romanos da cidade, construídos no século 1, um complexo dominado pela Porta Palatina. As atrações em Turim são inesgotáveis.

CINGAPURA

É a prima rica do Sudeste Asiático. Centro financeiro global, dono do segundo porto mais movimentado do mundo, sexto melhor lugar do planeta para “nascer” segundo a revista Economist e com uma população de altíssimo poder de compra, Cingapura talvez pudesse ser chamada de reino da Impermanência.
O cenário não para de mudar nessa Cidade-Estado de 700 quilômetros quadrados – uma Campinas – que se distribui por ilhas que no mapa parecem mero apêndice da Malásia. Cingapura cria landmarks um atrás do outro. A sensação de ontem (digamos : a piscina de 150 metros de comprimento do topo do Hotel Marina Bay Sands: a Singapor Flyer, segunda maior roda-gigante do mundo; a sucursal do parque temático Universal Studios) parece déjà vu hoje. E isso num lugar supostamente inviável até outro dia. Quem fica a contemplar as águas do Rio Cingapura desde os deques de tantos bares e restaurantes bacanas talvez não se dê conta de que o rio, até os anos 1980, era completamente poluído.

GALINHOS – Rio Grande do Norte

Fica numa península a 166 quilômetros de Natal.   É uma praia de gente hospitaleira, com manguezais, águas calmas e imensas dunas com lagoas e salinas. É o mais tranqüilo e isolado dos municípios potiguares. O acesso ainda é feito de barco atravessando o Pratagy em vinte minutos. Não há carros na cidade. O transporte é feito em carroças. É possível aventurar-se de buggy por Caiçara na maré baixa. Há pousadas, chalés, bares e restaurantes. Tudo muito simples. O ideal é alugar um barco e visitar toda enseada. Visitar o farol, ir a praia de Galos, aproveitar a natureza.

NORUEGA

Terra de gigantes;  um país repleto de fiordes monumentais, vilas pitorescas, cachoeiras imponentes e vales profundos.
O cenário é absolutamente espetacular e grandioso, testemunho de um passado geológico peculiar. São enormes maciços rochosos, paredões com centenas de metros que emergem abruptamente das águas, montanhas verdejantes de cumes nevados, vales profundos pontuados por vilarejos, fazendolas bucólicas, cachoeiras gigantescas com centenas de metros e inúmeros rebanhos de carneiros.

Uma das formações naturais mais emblemáticas da Península Escandinava, os fiordes são grandes entradas de mar entre altas montanhas rochosas e têm origem na erosão das montanhas devida à ação do gelo. O mais impressionante é saber que a formação dos fiordes remonta a apenas 12 mil anos, ou seja, um período ínfimo em termos geológicos, considerando o 4,6 bilhões de anos do nosso planeta e a Noruega, é onde concentra os maiores e mais belos fiordes do mundo.

CONGONHAS

Foto da Basílica e os profetas do Aleijadinho

Uma das mais tradicionais cidades mineiras e é um dos destinos mais procurados pelos turistas para a comemoração da semana santa. Congonhas é um dos pólos de formação cultural e de grandeza do estado. A criação da freguesia de Nossa Senhora da
Conceição de Congonhas, em 1734, se confunde com a própria origem do povoado, num tempo em que alguns mineradores portugueses chegaram à região atraídos pelos veios auríferos. Entre eles destaca-se Feliciano Mendes que, acometido de grave moléstia, recorreu à proteção do Senhor Bom Jesus do Matosinhos, prometendo pôr-se a seu serviço, pelo resto da vida, se recuperasse a saúde. Alcançada a graça, fincou uma cruz no alto do Morro do Maranhão e passou a angariar esmolas para a construção do Santuário, onde se encontra a imagem do Senhor Morto, motivo de grande peregrinação religiosa.

Aleijadinho esculpiu, entre 1796 e 1799, em cedro rosa, as 66 figuras, em tamanho natural, que compõem os Passos da Paixão. Seis capelas abrigam a obra que foi encarnada por Francisco Xavier Carneiro e Manoel da Costa Athayde. Capelinhas da “Via Crucis” SAP, pela ordem lógica : Ceia, Horto, A Prisão, A Flagelação e Coroação de Espinhos, A Cruz às Costas e A Crucificação.
O notável conjunto dos doze profetas bíblicos, sua obra máxima, foi esculpido em pedra-sabão, entre 1800 e 1805. Harmoniosamente distribuídos no adro do Santuário, a céu aberto, os profetas, em solenes posturas teatrais, traduzem suas profecias, sendo seis endereçadas aos bons e seis aos maus. São eles : Isaías, Jeremias, Baruc, Ezequiel, Danie,l Oséias, Joel, Habdias, Amós, Jonas. Habacuc e Naum.

CUMURUXATIBA

 

CUMURUXATIBA – no sul da Bahia, entre o mar e a Mata Atlântica, a vila abriga um tesouro de belezas naturais. Habitada por descendentes de índios Pataxós e famílias de pescadores, esta cidade mantém um ritmo de vida bastante tranqüilo. É um dos destinos mais encantadores da Costa das Baleias. As praias são lindas, praticamente virgens, proporcionam passeios e caminhadas revigorantes. A água quente do mar e a água fria dos rios nos dão banhos agradáveis e animadores. A grande diferença das marés é a origem do nome da cidade é um espetáculo… piscinas naturais se formam na maré baixa e fica à mostra um ecossistema belíssimo.