Circuito das Grutas de Minas Gerais

Um passado pela história da humanidade.  Minas Gerais está entre os maiores centros turísticos do Brasil.  Por suas formações geológicas, de grande extensão calcária, é também um dos estados brasileiros mais ricos em grutas e cavernas. Das 4.030 catalogadas pela Sociedade Brasileira de Espeleologia (SBE), nada menos que 1.633 estão concentradas no estado.

A beleza e os mistérios que envolvem essas formações rochosas atraem cada  vez mais a atenção dos turistas. Devido a esse crescente interesse, a secretaria de Estado do Turismo de Minas Gerais oficializou, o Circuito das Grutas, composto por 14 municípios mineiros : Caetanópolis, Capim Branco, Confins, Cordisburgo, Funilândia, Inhaúma, Jequitibá, Lagoa Santa, Matozinhos, Paraopeba, Pedro Leopoldo, Prudente de Morais, Santana de Pirapama e Sete Lagoas.

Das centenas de grutas que se encontram em Minas Gerais, um expressivo número se concentra nesses municípios, incluindo as três mais famosas : a Gruta de Maquiné, em Cordisburgo; a da Lapinha, em Lagoa Santa; e a do Rei do Mato em Sete Lagoas, que correspondem ao Circuito das Grutas, certificado em janeiro de 2006. O turista que se aventura a visitar esses  belos locais descobre que o mundo subterrâneo também tem seus rios e cachoeiras a refletir incríveis estalactites e estalagmites, em salões e galerias que abrigam por 600 milhões de anos fósseis humanos e de animais extintos, além de pinturas rupestres.

As grutas foram refúgios de nossos ancestrais, que deixaram em suas paredes o relato de um tempo muito distante. A natureza também conta sua história, desenhada ao longo de milhares de anos,  cuidadosamente. A região do Circuito das Grutas é berço da paleontologia brasileira. Ao optar por esse Circuito, o turista, além de poder contar com boa infra-estrutura hoteleira, estará  próximo de outros municípios que reservam surpreendentes paisagens serranas, parques naturais, monumentos e edificações de importância histórica, fazendas e ricas manifestações culturais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *